terça-feira, 14 de junho de 2016

Metodologia científica (parte 2)

 Oi ppl

Com tudo que vimos anteriormente, agora é hora de montar seu tema, mas você já deve ter escolhido qual tipo escreverá. Existem:

ARTIGO CIENTÍFICO/ O "Paper" - É o resultado de estudos de dimensão e conteúdo reduzidos que tratam, de forma completa, de questões científicas e que, no entanto, não justificam escrever um livro. 
PAINEL - Apresentações científicas em forma de “pôsteres” estruturados.
RESENHA - É uma descrição que compreende os fatos referentes ao conteúdo de uma obra, com apreciação crítica.
SEMINÁRIO - É uma técnica de estudo que visa à troca oral de conhecimentos sobre determinado tema. Ele inclui pesquisa, discussão e debate.

  • SEMINÁRIO CLÁSSICO OU INDIVIDUAL é aquele em que os estudos e a exposição ficam a cargo somente de um estudante.
  • SEMINÁRIO CLÁSSICO EM GRUPO é aquele que os estudos são realizados por um pequeno grupo (cinco ou seis componentes).

MONOGRAFIA - Relatório resultante de uma pesquisa, sobretudo, de caráter bibliográfico, na qual se deve demonstrar habilidade para ler, interpretar e comparar diferentes autores.

O que pode ter no seu trabalho:

REFERENCIAL TEÓRICO - Contém as citações sobre estudos de autores, que fundamentam o trabalho.

CITAÇÃO DIRETA - É a transcrição textual de parte da obra do autor consultado. 
Deve indicar a data e a página.
CITAÇÃO INDIRETA OU PARÁFRASE - É o texto baseado na obra do autor consultado, consistindo em transcrição não textual da(s) ideia(s) do autor consultado. 
Deve indicar apenas a data, não havendo necessidade de indicação da página.
Obs: FULANO(ANO) fala... (tudo tem que estar na 3ª pessoa)
Norma ABNT NBR 10520 sobre citação recomenda que o sobrenome do autor seja expresso integralmente em caixa alta e o nome seja abreviado, mas há um acordo tácito nas IES quanto a expressar o nome do autor em caixa alta/baixa. Também quanto à abreviatura dos nomes de meses as IES têm adotado tacitamente o padrão de 3 letras.
CITAÇÃO DE CITAÇÃO - É a transcrição direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original, ou seja, retirada de fonte citada pelo autor da obra consultada. 
Deve indicar o autor da citação, seguido da data da obra original, a expressão latina "apud", o nome do autor consultado, a data da obra consultada e a página onde consta a citação.
CITAÇÕES ATÉ 3 LINHAS - Deve ser inserida no parágrafo entre aspas duplas. Caso existir citação no interior de uma citação entre aspas duplas no texto original, substituí-las por aspas simples. Quando iniciadas com letra maiúscula, as citações devem ser precedidas por dois pontos (:)
CITAÇÕES COM MAIS DE 3 LINHAS - Colocar em parágrafo distinto, a 4cm da margem esquerda, com letra menor que a utilizada no texto e sem aspas.
As citações longas devem ser digitadas em espaço simples, separadas dos parágrafos anterior e posterior por espaço duplo.
OMISSÃO EM CITAÇÃO - São as omissões de palavras ou frases nas citações, são indicadas pelo uso de elipses [ . . . ] entre colchetes. 
ACRÉSCIMO EM CITAÇÃO - Acréscimos e/ou comentários, quando necessários à compreensão de algo dentro da citação, aparecem entre colchetes [ ].

Na monografia um dos tipos que usamos é o FICHAMENTO de citações que é um registro de um material lido contendo os parágrafos da obra considerados relevantes pelo autor do fichamento. É uma espécie de registro de todo o material necessário à compreensão de um texto ou tema. Ele facilita a assimilação critica do conteúdo dos texto previamente estudados.
O que caracteriza o fichamento é a utilização de fichas, que facilitam a documentação do material.
COMO SE MONTA UM FICHAMENTO:

1ª PARTE: Tema da discussão(não título) e Indicação bibliográfica.

2ª PARTE: Resumo e Citações (entre aspas e entre parênteses o n° da página da qual foi extraída).

3ª PARTE: Comentários e novas ideias (que surgiram)

O que todos devem ter:

REFERÊNCIAS - É relaciona as obras que foram utilizadas na pesquisa 
bibliográfica ou na revisão da literatura.
Como montar:

SOBRENOME, Nome. Título do livro. Edição. Local da publicação: Editora, Ano da publicação.

Ex: MORAES, Marina de Andrade; BOTELHO, Eva Maria. Metodologia Estratégica: procedimentos básicos, publicações e trabalhos científicos. 9.ed. Rio de Janeiro: Campus, 2009.

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário